quarta-feira, 23 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
A FLOR MAIS GRANDE DO MUNDO
Nós e o Centenário presta homenagem a um dos mais importantes vultos da cultura portuguesa do século XX. José Saramago foi prémio Nobel da literatura (1998) e um defensor dos valores de cidadania e da liberdade republicana. Saramago foi um homem que nos surpreendia da forma mais invulgar, como no vídeo que se segue e que vale a pena ver e ouvir...
quinta-feira, 17 de junho de 2010
SOCIEDADES SECRETAS...
As sociedades secretas, Maçonaria, Carbonária e o seu contributo para a implantação da República em 5 de Outubro de 1910.
Créditos para Andreia Martins.
1ª PARTE
Créditos para TVI.
2ª PARTE
Créditos para TVI.
3ª PARTE
Créditos para TVI.
1ª PARTE
Créditos para TVI.
2ª PARTE
Créditos para TVI.
3ª PARTE
Créditos para TVI.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
O NOSSO DIA - 10 JUNHO
Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos que tiveram como resultado um decreto que estipulou os feriados nacionais. Os feriados que ficaram consignados por este decreto foram o 1º de Janeiro, que era o dia da Fraternidade Universal; o 31 de Janeiro, que evocava a revolução do Porto; o 5 de Outubro; o 1º de Dezembro, que era o Dia da Autonomia e o Dia da Bandeira e o 25 de Dezembro. Permitia-se aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões", uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu "Os Lusíadas". (Ver mais…)
Neste dia, que tanto nos enche de orgulho republicano, o “Nós e o Centenário” não resistiu a apresentar-vos um documentário sobre Portugal realizado pela televisão espanhola (TVE) com imagens absolutamente fantásticas que nos deixam plenos de orgulho. O documentário dura cerca de 60 minutos.
terça-feira, 8 de junho de 2010
CENTENÁRIO DA REPÚBLICA NA RTP
Face às Comemorações do Centenário da Implantação da República, a Direcção de Programas da RTP1 desenvolveu com vários produtores externos um conjunto diversificado de projectos de ficção histórica, com acção centrada no início do Século XX e nos acontecimentos revolucionários de 1910. (Ver mais...)
quinta-feira, 3 de junho de 2010
O DESPORTO NA I REPÚBLICA
O desporto, em particular o futebol, vão conhecer novas dinâmicas durante a I República. Importado de Inglaterra, o interesse pelo futebol alastrou rapidamente envolvendo todos os grupos sociais. Em 1910, além dos grupos espontâneos que aproveitavam qualquer terreno plano e bolas de couro ou trapo para jogar, já existiam o Futebol Clube do Porto, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Sobre esta temática, o jornal “A Bola” dá-nos conta, através de excelentes crónicas devidamente documentadas, da vida desportiva de então… (ver mais).
Subscrever:
Mensagens (Atom)