VAMOS (RE)VISITAR O TEMPO DA HISTÓRIA...

Viagem, no tempo, pela História da República Portuguesa. 100 anos de acontecimentos marcantes.
Cronologia da República Portuguesa (1910 - 2010).

quarta-feira, 23 de junho de 2010

MOSTRA QUE SABES

I República: Desafio(s) em tempo de férias escolares.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A FLOR MAIS GRANDE DO MUNDO

Nós e o Centenário presta homenagem a um dos mais importantes vultos da cultura portuguesa do século XX. José Saramago foi prémio Nobel da literatura (1998) e um defensor dos valores de cidadania e da liberdade republicana. Saramago foi um homem que nos surpreendia da forma mais invulgar, como no vídeo que se segue e que vale a pena ver e ouvir...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

SOCIEDADES SECRETAS...



As sociedades secretas, Maçonaria, Carbonária e o seu contributo para a implantação da República em 5 de Outubro de 1910. 


Créditos para Andreia Martins.


 1ª PARTE

Créditos para TVI.


2ª PARTE

Créditos para TVI.


3ª PARTE

Créditos para TVI.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O NOSSO DIA - 10 JUNHO



Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos  que tiveram como resultado um decreto que estipulou os feriados nacionais. Os feriados que ficaram consignados por este decreto  foram o 1º de Janeiro, que era o dia da Fraternidade Universal; o 31 de Janeiro, que evocava a revolução do Porto; o 5 de Outubro; o 1º de Dezembro, que era o Dia da Autonomia e o Dia da Bandeira e o 25 de Dezembro. Permitia-se aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões", uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu "Os Lusíadas". (Ver mais…) 






Neste dia, que tanto nos enche de orgulho republicano, o “Nós e o Centenário” não resistiu a apresentar-vos um documentário sobre Portugal realizado pela televisão espanhola (TVE) com imagens absolutamente fantásticas que nos deixam plenos de orgulho. O documentário dura cerca de 60 minutos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA NA RTP

  Face às Comemorações do Centenário da Implantação da República, a Direcção de Programas da RTP1 desenvolveu com vários produtores externos um conjunto diversificado de projectos de ficção histórica, com acção centrada no início do Século XX e nos acontecimentos revolucionários de 1910. (Ver mais...)

 


quinta-feira, 3 de junho de 2010

O DESPORTO NA I REPÚBLICA

O desporto, em particular o futebol, vão conhecer novas dinâmicas durante a I República. Importado de Inglaterra, o interesse pelo futebol alastrou rapidamente envolvendo todos os grupos sociais. Em 1910, além dos grupos espontâneos que aproveitavam qualquer terreno plano e bolas de couro ou trapo para jogar, já existiam o Futebol Clube do Porto, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Sobre esta temática, o jornal “A Bola” dá-nos conta, através de excelentes crónicas devidamente documentadas, da vida desportiva de então… (ver mais).