VAMOS (RE)VISITAR O TEMPO DA HISTÓRIA...

Viagem, no tempo, pela História da República Portuguesa. 100 anos de acontecimentos marcantes.
Cronologia da República Portuguesa (1910 - 2010).

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ACONTECEU A 1 DE DEZEMBRO DE 1640 : RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

 1580 -1640 : Da União Ibérica à Restauração da Independência 
A morte de D. Sebastião, em Alcácer Quibir, sem deixar descendência, levou à perda da Independência de Portugal. Sem um sucessor direto, a coroa passou para Filipe II de Espanha. Este, aquando da tomada de posse, nas cortes de Leiria, em 1580, prometeu zelar pelos interesses do País, respeitando as leis, os usos e os costumes nacionais. Com o passar do tempo, essas promessas foram sendo desrespeitadas e os cidadãos nacionais foram perdendo privilégios. Esta situação leva a que se organize um movimento conspirador para a recuperação da independência, onde estão presentes elementos do clero e da nobreza. A 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos introduz-se no Paço da Ribeira, onde reside a Duquesa de Mântua, representante da coroa espanhola, mata o seu secretário Miguel de Vasconcelos e vem à janela proclamar  « Liberdade ! Liberdade !    Viva o Rei    D. João IV ! ». Terminam, assim, 60 anos de domínio espanhol sobre Portugal.



A Restauração da Independência - 1640
Sugestão de leitura

      Hino da Restauração

Portugueses celebremos
O dia da redenção,
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação.

A fé dos campos de Ourique,
Coragem deu e valor,
Aos famosos de quarenta,
Que lutaram com ardor.

P’rá Frente! P’rá Frente!
Repetir saberemos as proezas portuguesas
Avante, Avante,
É voz que soará triunfal,
Vá avante mocidade de Portugal,
Vá avante mocidade de Portugal.




















 

















Download do Marcador 
 (01/12/2011) Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades.O marcador também pode ser pedido na Biblioteca Escolar.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA - EM BUSCA DA IMORTALIDADE

No começo do século XX, os arqueólogos descobriram várias pirâmides no Antigo Egito. Nelas, encontraram diversos textos, entre eles, um que dizia que: "morreria aquele que perturbasse o sono eterno do faraó". Alguns dias após a entrada nas pirâmides, alguns arqueólogos morreram de forma estranha e sem explicações. O medo espalhou-se entre muitas pessoas, pois os jornais divulgavam que a "maldição dos faraós" fazia vítimas. Porém, após alguns estudos, verificou-se que os arqueólogos morreram, porque inalaram, dentro das pirâmides, fungos mortais que atacavam os órgãos do corpo. A ciência conseguiu explicar e desmistificar a questão...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

65 ANOS DEPOIS

O governo britânico anunciou a retirada total das suas tropas da Alemanha. Após a tomada de Berlim e da queda do regime nazi, as forças britânicas ficaram inicialmente na Alemanha para assegurar a estabilidade do país, mas permaneceram lá para suster o avanço russo, quando começou a aumentar a tensão na Europa causada pela Guerra Fria. Uma presença que se manteve durante 65 anos.