VAMOS (RE)VISITAR O TEMPO DA HISTÓRIA...

Viagem, no tempo, pela História da República Portuguesa. 100 anos de acontecimentos marcantes.
Cronologia da República Portuguesa (1910 - 2010).

quinta-feira, 22 de março de 2012

DE OLHOS EM BICO


Seres humanos com traços muito primitivos habitaram, entre 14 500 e 11 000 anos, o sudoeste da China, compartindo o espaço e o tempo com a espécie mais moderna, a nossa. Os primeiros estudos dos fósseis encontrados estão publicados no último número da «PLoS ONE».
Os restos fossilizados são fragmentos de quatro indivíduos encontrados em dois sítios diferentes: Longlin (província de Guangzi) e em Maludong (província de Yunna).
Os fósseis da gruta de Longlin foram descobertos em 1979 por um geólogo de uma companhia petrolífera. Guardou a mandíbula e os fragmentos de costelas em caixas, em Kunming. Encontrou também restos do esqueleto, mas como estava incrustado na rocha não conseguiu tirá-lo. As caixas ficaram guardadas três décadas até que, em 2009, o arqueólogo chinês Ji Xueping confirmou o achado e, juntamente Curnoe, decidiu reconstruir o esqueleto. No meio dos ossos foram encontrados carvões que depois de datados por radiocarbono apontaram para a idade de 11 500 anos. Os fósseis da gruta de Maludong foram achados em 1989, mas na altura não foram descritos com rigor e acabaram também eles esquecidos numa caixa. Em 2008, a equipa de Curnoe iniciou uma campanha de escavações em Maludong e encontraram novos fósseis com as mesmas características dos anteriores, que foram datados de 14 500 anos.