VAMOS (RE)VISITAR O TEMPO DA HISTÓRIA...

Viagem, no tempo, pela História da República Portuguesa. 100 anos de acontecimentos marcantes.
Cronologia da República Portuguesa (1910 - 2010).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

IMAGENS DE UMA EXPOSIÇÃO HISTÓRICA!



A Exposição do Mundo Português merece ser considerada uma das grandes iniciativas político-culturais do Estado Novo, em razão dos meios empregues e do significado ideológico que lhe estava subjacente. Decorreu em 1940, no contexto de uma dupla comemoração: oito séculos depois de 1140, data entendida como a da independência nacional, e três séculos passados sobre a Restauração.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O COMPRIMIDO ROMANO!


Pesquisadores dizem que comprimidos podem ter
sido usados para tratar infecções oculares.
(Foto: Superintendência da Toscana/BBC)

Um artigo publicado na revista «Proceedings of the National Academy of Sciences» dá conta da análise a seis comprimidos descobertos num antigo navio romano, afundado na costa italiana há mais de dois mil anos. Investigadores da Universidade de Pisa (Itália) analisaram os remédios usados na antiguidade e consideram que podem ter sido usados para tratar infeções oculares.
As pílulas encontradas estavam em bom estado e os seus ingredientes bem preservados, apesar de submersos ao longo destes anos todos. As amostras estavam numa caixa de metal e revelaram que continham gordura animal e vegetal, entre elas possivelmente azeite, conhecido pelo seu uso antigo em perfumes e preparados médicos; resina de pinheiro, que tem propriedades antibacterianas; amido, um ingrediente usado em cosméticos pelos romanos e compostos de zinco, os prováveis ingredientes ativos. A composição indica que os comprimidos possam ter tido um uso oftalmológico, segundo a equipa de investigação.
Literatura científica recente documenta o uso de compostos de zinco na farmacologia romana, especialmente para o tratamento de doenças oculares. A descoberta de remédios antigos é rara, especialmente em boas condições como os comprimidos encontrados no navio Relitto del Pozzino e pode ajudar a compreender melhor a farmacologia antiga.