VAMOS (RE)VISITAR O TEMPO DA HISTÓRIA...

Viagem, no tempo, pela História da República Portuguesa. 100 anos de acontecimentos marcantes.
Cronologia da República Portuguesa (1910 - 2010).

sexta-feira, 15 de março de 2013

LINDOS OLHOS!



Apesar do tamanho do seu cérebro ser similar ao do homem dos tempos modernos, a nova análise de fósseis de neandertais examinou o tamanho dos seus olhos, concluindo que por serem maiores o cérebro dedicava mais espaço e recursos à visão e menos ao processamento de informação.

Parente próximo do homem dos tempos modernos, considerado uma subespécie ou como uma espécie diferente do Homo Sapiens, o homem de Neandertal revelou, contudo, grandes capacidades de inteligência. Criou roupas e utensílios, utilizou o fogo e enterrava os seus mortos com rituais. Existiu durante cerca de 250 mil anos e expandiu-se para fora de África, milhares de anos antes dos homens dos tempos modernos o terem feito.

segunda-feira, 11 de março de 2013

STONEHENGE FOI UM...

A teoria de que o antigo círculo de pedras Stonehenge, na planície de Salisbury no sudoeste de Inglaterra, era um cemitério põe em causa a tese de funcionava como um calendário ou observatório astronómico da Idade da Pedra.
Os arqueólogos promoveram durante dez anos diversas pesquisas que incluíram escavações, trabalho de laboratório e a análise de 63 antigos restos humanos.
Os investigadores referem que o Stonehenge original foi utilizado como um túmulo para famílias distintas e construído cerca de 3.000 A.C., 500 anos mais cedo do que a data até agora atribuída para o monumento, hoje famoso em todo o mundo.