VAMOS (RE)VISITAR O TEMPO DA HISTÓRIA...

Viagem, no tempo, pela História da República Portuguesa. 100 anos de acontecimentos marcantes.
Cronologia da República Portuguesa (1910 - 2010).

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PALESTRA

Ontem, dia 28/09/10, os alunos da turma C, do 12º ano, deslocaram-se a Vouzela, para assistir à palestra proferida pelo doutor Fernando Rosas intitulada "Porque vingou e porque caiu a I República", que decorreu no cine-teatro local. Visitaram também uma exposição alusiva à temática que se encontrava no átrio do referido espaço. Os alunos foram acompanhados pela professora de História e pelo professor de Área de Projecto.

terça-feira, 20 de julho de 2010

ATÉ SETEMBRO

Vamos de férias escolares. No entanto, vamos deixar uma sugestão de um espaço dinâmico de divulgação e comunicação para todos os interessados no tema I República: o portal www.primeirarepublica.org
Saudações Republicanas e até Setembro.
A equipa de Nós e o Centenário.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

REPÚBLICA E CIDADANIA

" Cidadania de A a Z " é um livro destinado aos mais jovens que pode ser usado pelos adultos. Trata-se de uma selecção de conceitos significativos relacionados com a temática da cidadania.







 








Clicar na capa do livro e boa leitura!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

I REPÚBLICA E HUMOR GRÁFICO






Durante a I República, a crise económica, social e política foi motivo de inspiração para uma  geração de humoristas que, aproveitando a liberdade de expressão, criticou de forma incisiva a sociedade portuguesa.











Legenda: O Zé, Afonso Costa e o atento Sr. guarda republicano!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

MOSTRA QUE SABES

I República: Desafio(s) em tempo de férias escolares.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A FLOR MAIS GRANDE DO MUNDO

Nós e o Centenário presta homenagem a um dos mais importantes vultos da cultura portuguesa do século XX. José Saramago foi prémio Nobel da literatura (1998) e um defensor dos valores de cidadania e da liberdade republicana. Saramago foi um homem que nos surpreendia da forma mais invulgar, como no vídeo que se segue e que vale a pena ver e ouvir...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

SOCIEDADES SECRETAS...



As sociedades secretas, Maçonaria, Carbonária e o seu contributo para a implantação da República em 5 de Outubro de 1910. 


Créditos para Andreia Martins.


 1ª PARTE

Créditos para TVI.


2ª PARTE

Créditos para TVI.


3ª PARTE

Créditos para TVI.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O NOSSO DIA - 10 JUNHO



Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos  que tiveram como resultado um decreto que estipulou os feriados nacionais. Os feriados que ficaram consignados por este decreto  foram o 1º de Janeiro, que era o dia da Fraternidade Universal; o 31 de Janeiro, que evocava a revolução do Porto; o 5 de Outubro; o 1º de Dezembro, que era o Dia da Autonomia e o Dia da Bandeira e o 25 de Dezembro. Permitia-se aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões", uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu "Os Lusíadas". (Ver mais…) 






Neste dia, que tanto nos enche de orgulho republicano, o “Nós e o Centenário” não resistiu a apresentar-vos um documentário sobre Portugal realizado pela televisão espanhola (TVE) com imagens absolutamente fantásticas que nos deixam plenos de orgulho. O documentário dura cerca de 60 minutos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA NA RTP

  Face às Comemorações do Centenário da Implantação da República, a Direcção de Programas da RTP1 desenvolveu com vários produtores externos um conjunto diversificado de projectos de ficção histórica, com acção centrada no início do Século XX e nos acontecimentos revolucionários de 1910. (Ver mais...)

 


quinta-feira, 3 de junho de 2010

O DESPORTO NA I REPÚBLICA

O desporto, em particular o futebol, vão conhecer novas dinâmicas durante a I República. Importado de Inglaterra, o interesse pelo futebol alastrou rapidamente envolvendo todos os grupos sociais. Em 1910, além dos grupos espontâneos que aproveitavam qualquer terreno plano e bolas de couro ou trapo para jogar, já existiam o Futebol Clube do Porto, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Sobre esta temática, o jornal “A Bola” dá-nos conta, através de excelentes crónicas devidamente documentadas, da vida desportiva de então… (ver mais).

quarta-feira, 26 de maio de 2010

POETAS DA I REPÚBLICA

Guerra Junqueiro é um dos poetas que melhor representa os ideais da I República. É assumidamente anticlerical, dirigindo críticas ao clero na sua obra “A velhice do padre eterno”. Já em "Finis Patriae", o poeta faz um retrato crítico de todo o sistema político do país.


Créditos "Vídeos Sapo".

quarta-feira, 19 de maio de 2010

I REPÚBLICA ATRAVÉS DE POSTAIS

O presente volume inaugura a série de álbuns comemorativos do centenário da República (1910-2010). A impressionante colecção de postais ilustrados que António Ventura apresenta é, para além de puro deleite estético, um precioso roteiro e testemunho iconográfico da história de Portugal entre 1910 e 1926.



Créditos "Vídeos Sapo".

quarta-feira, 12 de maio de 2010

REPÚBLICA E IGREJA


A guerra entre o Estado português  e a Igreja Católica ficou para a História como sendo uma marca da I República, há exactamente cem anos. (Mais…)
















(Afonso Costa caricaturado como inimigo da Igreja).

sábado, 8 de maio de 2010

RES PUBLICA

Em ano de Centenário da República, debate-se o país e a sociedade portuguesa neste programa da Rádio Renascença, aos sábados - (12H00).


Clicar na imagem e ouvir...

terça-feira, 4 de maio de 2010

CONCURSO - "FILHA DA LIBERDADE"

Foto vencedora do concurso "Símbolos da Liberdade", promovido pelo Grupo de História e o Clube de Fotografia, no âmbito das Comemorações do Centenário da República.
Foto: "Filha da Liberdade".
Autora: Filipa Almeida , aluna do 12ºC.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

E QUE TAL PORMOS A LEITURA EM DIA? (IV)

O " 5 de Outubro e a Primeira República"  é uma obra de divulgação sobre um período crucial da História de Portugal – a instauração da República e o regime republicano até 1926. Aliando rigor científico e clareza de exposição, os autores colocam à disposição do público uma síntese, que é também uma chave para entender este agitado e complexo período da nossa História.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

REPÚBLICA DA LIBERDADE

A exposição on-line «25 de Abril: da efemeridade à história» é um passeio pela arte e história de Portugal. Vale a pena! Clicar na imagem e viajar...à República da Liberdade!




Monumento ao 25 de Abril em Grândola, vila morena.

sábado, 24 de abril de 2010

REPÚBLICA E LIBERDADE 36 ANOS DEPOIS DE ABRIL DE 74

Comemorar o 25 de Abril de 1974 é um dever de cidadania republicana. A liberdade é um valor a preservar e, nesse sentido ,faz toda a pertinência comemorar a Revolução dos "cravos". Após 48 anos  a liberdade republicana é restaurada em Abril de 74, por isso VIVA O 25 DE ABRIL! VIVA A LIBERDADE! VIVA A REPÚBLICA!


Créditos para"Alentejano2010".

terça-feira, 20 de abril de 2010

MARCADOR DA REPÚBLICA






O "NóseoCentenário"  e a Biblioteca Escolar estão a distribuir um marcador alusivo à Comemoração  do Centenário. A iniciativa coincide com  a passagem de mais um ano (36º) sobre a "Revolução dos Cravos" e irá decorrer até final do mês de Abril.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CARICATURAS DE FIGURAS DA REPÚBLICA

O caderno, com recortes da rubrica de jornal intitulada "Conheces-me? Concurso de Mascarados",  mostra-nos imperdíveis caricaturas , acompanhadas de poemas, retratando as personalidades caricaturadas.     
  








Basta clicar na imagem e ver...







Créditos para a "Fundação Mário Soares". 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A QUESTÃO RELIGIOSA NA 1ª REPÚBLICA


Com a implantação da República instalou-se em Portugal uma verdadeira guerra religiosa. Porquê? Com que consequências? De facto, a questão religiosa, situação sensível da História da I República, dividiu a sociedade portuguesa. Dividiu comunidades. Dividiu o clero. Afinal, por que se deu a cisão entre o Estado e a Igreja? (Mais…)
O aqui já referenciado “ Jornal da República”, da TSF, deu,também, destaque à questão religiosa, tendo sido convidado o investigador Sérgio Pinto, do Centro de Estudos Religiosos da Universidade Católica.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O BILHETE DE IDENTIDADE NASCEU COM A 1ª REPÚBLICA


 A exposição "Fernando Pessoa: Retratos de Família"   , que esteve patente durante o mês de Março na Biblioteca da Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades, deu o mote a este apontamento. O Bilhete de Identidade de Fernando Pessoa é o ponto de partida para um pouco de História sobre o B.I. em Portugal. O BI nasceu com a República. De facto, em 1919 é criado o B.I. O decreto-lei nº 5266, de 16 de Março estipulou a obrigatoriedade de um B.I. para "todas as pessoas (...) que fossem nomeadas para algum cargo público civil em Lisboa". Para as restantes, de ambos os sexos, era facultativo. O documento tinha quatro páginas, nas quais eram inscritos o nome, filiação, naturalidade, data de nascimento e profissão do requerente, bem como quaisquer sinais físicos particulares, uma fotografia, a impressão digital e a assinatura (se o indivíduo soubesse escrever). O decreto nº 12202, de 21 de Agosto de 1926, reorganizou os serviços do Arquivo de Identificação, regulamentou a emissão do B.I., alargando o conjunto de situações em que este era exigido. Em 1927 o B.I. passou a ser obrigatório para o exercício de qualquer profissão e para a matrícula em qualquer liceu ou universidade. Neste ano os serviços de identificação civil foram distribuídos por três arquivos, com sede em Lisboa, Porto e Coimbra. (Mais…)