quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
terça-feira, 2 de novembro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
AS COMEMORAÇÕES
Fotos das actividades comemorativas do Centenário da República no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
terça-feira, 5 de outubro de 2010
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
CENTENÁRIO
De 1 a 17: os acontecimentos que precederam a instauração da República em 5 de Outubro de 1910.
Fonte: "Correio da Manhã" |
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
PALESTRA
Ontem, dia 28/09/10, os alunos da turma C, do 12º ano, deslocaram-se a Vouzela, para assistir à palestra proferida pelo doutor Fernando Rosas intitulada "Porque vingou e porque caiu a I República", que decorreu no cine-teatro local. Visitaram também uma exposição alusiva à temática que se encontrava no átrio do referido espaço. Os alunos foram acompanhados pela professora de História e pelo professor de Área de Projecto.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
terça-feira, 20 de julho de 2010
ATÉ SETEMBRO
Vamos de férias escolares. No entanto, vamos deixar uma sugestão de um espaço dinâmico de divulgação e comunicação para todos os interessados no tema I República: o portal www.primeirarepublica.org.
Saudações Republicanas e até Setembro.A equipa de Nós e o Centenário.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
REPÚBLICA E CIDADANIA
" A Cidadania de A a Z " é um livro destinado aos mais jovens que pode ser usado pelos adultos. Trata-se de uma selecção de conceitos significativos relacionados com a temática da cidadania.
Clicar na capa do livro e boa leitura!
quinta-feira, 1 de julho de 2010
I REPÚBLICA E HUMOR GRÁFICO
quarta-feira, 23 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
A FLOR MAIS GRANDE DO MUNDO
Nós e o Centenário presta homenagem a um dos mais importantes vultos da cultura portuguesa do século XX. José Saramago foi prémio Nobel da literatura (1998) e um defensor dos valores de cidadania e da liberdade republicana. Saramago foi um homem que nos surpreendia da forma mais invulgar, como no vídeo que se segue e que vale a pena ver e ouvir...
quinta-feira, 17 de junho de 2010
SOCIEDADES SECRETAS...
As sociedades secretas, Maçonaria, Carbonária e o seu contributo para a implantação da República em 5 de Outubro de 1910.
Créditos para Andreia Martins.
1ª PARTE
Créditos para TVI.
2ª PARTE
Créditos para TVI.
3ª PARTE
Créditos para TVI.
1ª PARTE
Créditos para TVI.
2ª PARTE
Créditos para TVI.
3ª PARTE
Créditos para TVI.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
O NOSSO DIA - 10 JUNHO
Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos que tiveram como resultado um decreto que estipulou os feriados nacionais. Os feriados que ficaram consignados por este decreto foram o 1º de Janeiro, que era o dia da Fraternidade Universal; o 31 de Janeiro, que evocava a revolução do Porto; o 5 de Outubro; o 1º de Dezembro, que era o Dia da Autonomia e o Dia da Bandeira e o 25 de Dezembro. Permitia-se aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões", uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu "Os Lusíadas". (Ver mais…)
Neste dia, que tanto nos enche de orgulho republicano, o “Nós e o Centenário” não resistiu a apresentar-vos um documentário sobre Portugal realizado pela televisão espanhola (TVE) com imagens absolutamente fantásticas que nos deixam plenos de orgulho. O documentário dura cerca de 60 minutos.
terça-feira, 8 de junho de 2010
CENTENÁRIO DA REPÚBLICA NA RTP
Face às Comemorações do Centenário da Implantação da República, a Direcção de Programas da RTP1 desenvolveu com vários produtores externos um conjunto diversificado de projectos de ficção histórica, com acção centrada no início do Século XX e nos acontecimentos revolucionários de 1910. (Ver mais...)
quinta-feira, 3 de junho de 2010
O DESPORTO NA I REPÚBLICA
O desporto, em particular o futebol, vão conhecer novas dinâmicas durante a I República. Importado de Inglaterra, o interesse pelo futebol alastrou rapidamente envolvendo todos os grupos sociais. Em 1910, além dos grupos espontâneos que aproveitavam qualquer terreno plano e bolas de couro ou trapo para jogar, já existiam o Futebol Clube do Porto, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Sobre esta temática, o jornal “A Bola” dá-nos conta, através de excelentes crónicas devidamente documentadas, da vida desportiva de então… (ver mais).
quarta-feira, 26 de maio de 2010
POETAS DA I REPÚBLICA
Guerra Junqueiro é um dos poetas que melhor representa os ideais da I República. É assumidamente anticlerical, dirigindo críticas ao clero na sua obra “A velhice do padre eterno”. Já em "Finis Patriae", o poeta faz um retrato crítico de todo o sistema político do país.
Créditos "Vídeos Sapo".
quarta-feira, 19 de maio de 2010
I REPÚBLICA ATRAVÉS DE POSTAIS
O presente volume inaugura a série de álbuns comemorativos do centenário da República (1910-2010). A impressionante colecção de postais ilustrados que António Ventura apresenta é, para além de puro deleite estético, um precioso roteiro e testemunho iconográfico da história de Portugal entre 1910 e 1926.
Créditos "Vídeos Sapo".
quarta-feira, 12 de maio de 2010
REPÚBLICA E IGREJA
A guerra entre o Estado português e a Igreja Católica ficou para a História como sendo uma marca da I República, há exactamente cem anos. (Mais…)
(Afonso Costa caricaturado como inimigo da Igreja).
sábado, 8 de maio de 2010
RES PUBLICA
terça-feira, 4 de maio de 2010
CONCURSO - "FILHA DA LIBERDADE"
Foto vencedora do concurso "Símbolos da Liberdade", promovido pelo Grupo de História e o Clube de Fotografia, no âmbito das Comemorações do Centenário da República.
Foto: "Filha da Liberdade".
Autora: Filipa Almeida , aluna do 12ºC.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
E QUE TAL PORMOS A LEITURA EM DIA? (IV)
O " 5 de Outubro e a Primeira República" é uma obra de divulgação sobre um período crucial da História de Portugal – a instauração da República e o regime republicano até 1926. Aliando rigor científico e clareza de exposição, os autores colocam à disposição do público uma síntese, que é também uma chave para entender este agitado e complexo período da nossa História.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
REPÚBLICA DA LIBERDADE
A exposição on-line «25 de Abril: da efemeridade à história» é um passeio pela arte e história de Portugal. Vale a pena! Clicar na imagem e viajar...à República da Liberdade!
Monumento ao 25 de Abril em Grândola, vila morena.
domingo, 25 de abril de 2010
sábado, 24 de abril de 2010
REPÚBLICA E LIBERDADE 36 ANOS DEPOIS DE ABRIL DE 74
Comemorar o 25 de Abril de 1974 é um dever de cidadania republicana. A liberdade é um valor a preservar e, nesse sentido ,faz toda a pertinência comemorar a Revolução dos "cravos". Após 48 anos a liberdade republicana é restaurada em Abril de 74, por isso VIVA O 25 DE ABRIL! VIVA A LIBERDADE! VIVA A REPÚBLICA!
Créditos para"Alentejano2010".
terça-feira, 20 de abril de 2010
MARCADOR DA REPÚBLICA
O "NóseoCentenário" e a Biblioteca Escolar estão a distribuir um marcador alusivo à Comemoração do Centenário. A iniciativa coincide com a passagem de mais um ano (36º) sobre a "Revolução dos Cravos" e irá decorrer até final do mês de Abril.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
CARICATURAS DE FIGURAS DA REPÚBLICA
O caderno, com recortes da rubrica de jornal intitulada "Conheces-me? Concurso de Mascarados", mostra-nos imperdíveis caricaturas , acompanhadas de poemas, retratando as personalidades caricaturadas.
Basta clicar na imagem e ver...
Créditos para a "Fundação Mário Soares".
quinta-feira, 15 de abril de 2010
A QUESTÃO RELIGIOSA NA 1ª REPÚBLICA
Com a implantação da República instalou-se em Portugal uma verdadeira guerra religiosa. Porquê? Com que consequências? De facto, a questão religiosa, situação sensível da História da I República, dividiu a sociedade portuguesa. Dividiu comunidades. Dividiu o clero. Afinal, por que se deu a cisão entre o Estado e a Igreja? (Mais…)
O aqui já referenciado “ Jornal da República”, da TSF, deu,também, destaque à questão religiosa, tendo sido convidado o investigador Sérgio Pinto, do Centro de Estudos Religiosos da Universidade Católica.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
O BILHETE DE IDENTIDADE NASCEU COM A 1ª REPÚBLICA
A exposição "Fernando Pessoa: Retratos de Família" , que esteve patente durante o mês de Março na Biblioteca da Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades, deu o mote a este apontamento. O Bilhete de Identidade de Fernando Pessoa é o ponto de partida para um pouco de História sobre o B.I. em Portugal. O BI nasceu com a República. De facto, em 1919 é criado o B.I. O decreto-lei nº 5266, de 16 de Março estipulou a obrigatoriedade de um B.I. para "todas as pessoas (...) que fossem nomeadas para algum cargo público civil em Lisboa". Para as restantes, de ambos os sexos, era facultativo. O documento tinha quatro páginas, nas quais eram inscritos o nome, filiação, naturalidade, data de nascimento e profissão do requerente, bem como quaisquer sinais físicos particulares, uma fotografia, a impressão digital e a assinatura (se o indivíduo soubesse escrever). O decreto nº 12202, de 21 de Agosto de 1926, reorganizou os serviços do Arquivo de Identificação, regulamentou a emissão do B.I., alargando o conjunto de situações em que este era exigido. Em 1927 o B.I. passou a ser obrigatório para o exercício de qualquer profissão e para a matrícula em qualquer liceu ou universidade. Neste ano os serviços de identificação civil foram distribuídos por três arquivos, com sede em Lisboa, Porto e Coimbra. (Mais…)
Subscrever:
Mensagens (Atom)