VAMOS (RE)VISITAR O TEMPO DA HISTÓRIA...

Viagem, no tempo, pela História da República Portuguesa. 100 anos de acontecimentos marcantes.
Cronologia da República Portuguesa (1910 - 2010).

quinta-feira, 29 de abril de 2010

E QUE TAL PORMOS A LEITURA EM DIA? (IV)

O " 5 de Outubro e a Primeira República"  é uma obra de divulgação sobre um período crucial da História de Portugal – a instauração da República e o regime republicano até 1926. Aliando rigor científico e clareza de exposição, os autores colocam à disposição do público uma síntese, que é também uma chave para entender este agitado e complexo período da nossa História.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

REPÚBLICA DA LIBERDADE

A exposição on-line «25 de Abril: da efemeridade à história» é um passeio pela arte e história de Portugal. Vale a pena! Clicar na imagem e viajar...à República da Liberdade!




Monumento ao 25 de Abril em Grândola, vila morena.

sábado, 24 de abril de 2010

REPÚBLICA E LIBERDADE 36 ANOS DEPOIS DE ABRIL DE 74

Comemorar o 25 de Abril de 1974 é um dever de cidadania republicana. A liberdade é um valor a preservar e, nesse sentido ,faz toda a pertinência comemorar a Revolução dos "cravos". Após 48 anos  a liberdade republicana é restaurada em Abril de 74, por isso VIVA O 25 DE ABRIL! VIVA A LIBERDADE! VIVA A REPÚBLICA!


Créditos para"Alentejano2010".

terça-feira, 20 de abril de 2010

MARCADOR DA REPÚBLICA






O "NóseoCentenário"  e a Biblioteca Escolar estão a distribuir um marcador alusivo à Comemoração  do Centenário. A iniciativa coincide com  a passagem de mais um ano (36º) sobre a "Revolução dos Cravos" e irá decorrer até final do mês de Abril.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CARICATURAS DE FIGURAS DA REPÚBLICA

O caderno, com recortes da rubrica de jornal intitulada "Conheces-me? Concurso de Mascarados",  mostra-nos imperdíveis caricaturas , acompanhadas de poemas, retratando as personalidades caricaturadas.     
  








Basta clicar na imagem e ver...







Créditos para a "Fundação Mário Soares". 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A QUESTÃO RELIGIOSA NA 1ª REPÚBLICA


Com a implantação da República instalou-se em Portugal uma verdadeira guerra religiosa. Porquê? Com que consequências? De facto, a questão religiosa, situação sensível da História da I República, dividiu a sociedade portuguesa. Dividiu comunidades. Dividiu o clero. Afinal, por que se deu a cisão entre o Estado e a Igreja? (Mais…)
O aqui já referenciado “ Jornal da República”, da TSF, deu,também, destaque à questão religiosa, tendo sido convidado o investigador Sérgio Pinto, do Centro de Estudos Religiosos da Universidade Católica.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O BILHETE DE IDENTIDADE NASCEU COM A 1ª REPÚBLICA


 A exposição "Fernando Pessoa: Retratos de Família"   , que esteve patente durante o mês de Março na Biblioteca da Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades, deu o mote a este apontamento. O Bilhete de Identidade de Fernando Pessoa é o ponto de partida para um pouco de História sobre o B.I. em Portugal. O BI nasceu com a República. De facto, em 1919 é criado o B.I. O decreto-lei nº 5266, de 16 de Março estipulou a obrigatoriedade de um B.I. para "todas as pessoas (...) que fossem nomeadas para algum cargo público civil em Lisboa". Para as restantes, de ambos os sexos, era facultativo. O documento tinha quatro páginas, nas quais eram inscritos o nome, filiação, naturalidade, data de nascimento e profissão do requerente, bem como quaisquer sinais físicos particulares, uma fotografia, a impressão digital e a assinatura (se o indivíduo soubesse escrever). O decreto nº 12202, de 21 de Agosto de 1926, reorganizou os serviços do Arquivo de Identificação, regulamentou a emissão do B.I., alargando o conjunto de situações em que este era exigido. Em 1927 o B.I. passou a ser obrigatório para o exercício de qualquer profissão e para a matrícula em qualquer liceu ou universidade. Neste ano os serviços de identificação civil foram distribuídos por três arquivos, com sede em Lisboa, Porto e Coimbra. (Mais…)

terça-feira, 6 de abril de 2010

RÁDIO REPÚBLICA

Programa semanal de actualidade, na Antena 1. Num discurso que transporta o ouvinte para a época ou factos, através de reportagem nos locais e com protagonistas relacionados com o tema, época, ou acontecimento... 
Clicar na imagem para ouvir...


quinta-feira, 1 de abril de 2010

JORNAL DA REPÚBLICA.

Excelente projecto da TSF que nos fala da República em crónicas radiofónicas. A seguir com atenção...
Para ver e ouvir basta clicar na imagem.